sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Série - Mestres de Vida


Mestres de Vida -3
Mahatma Gandh 1869-1948


Mohandes Karamchand Gandh. Ajudou a libertar a Índia do governo britânico, inspirando outros povos coloniais a trabalhar pelas suas próprias independências. Gandhi causou a Inglaterra, territorialmente, a perda de 3/4 de seu império. Os princípios seguidos por Gandhi também inspiraram gerações de ativistas democráticos a anti racistas, incluindo Marthin Luther King e Nelson Mandela. Seus instrumentos de ação e persuasão eram simples: o exemplo, o jejum, a meditação, o perdão, o sacrifício de sua própria pessoa, a prática invencível da não violência (ahimsa) e do apego a verdade (satyagraha). Foi assassinado por um hindu fanático que não aceitava seus sentimentos fraternos para com os muçulmanos. Suas últimas palavras foram "Re Rama!" (Ó Meu Deus!). Mahatma, nome que lhe foi dado depois de sua morte, significa Grande Alma.


Ensinamentos:


"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor da pessoas. Que livro melhor que o livro da humanidade?"

"A não violência não existe se apenas amamos aqueles que nos amam. Só há não-violência quando amamos aqueles que nos odeim. Sei como é difícil assumir essa grande lei do amor. Mas todas as coisas grandes e boas não difíceis de realizar? O amor a quem nos odeia é o mais difícil de tudo. Mas, com a graça de Deus, até mesmo essa coisa tão difícil se torna fácil de realizar, se assim queremos."

"Odeio o privilégio e o monopólio. Para mim, tudo o que não pode ser dividido com as multidões é "tabu".

"A civilização, no sentido real da palavra, não consiste na multiplicação, mas na vontade de espontânea limitação das necessidades. Só essa espontânea limitação acarreta a felicidade e a verdadeira satisfação. E aumenta a capacidadae de servir."

"Acredito na essencial unidade do homen, e portanto na unidadae de tudo o que vive. Desse modo, se um homem progredir espiritualmente, o mundo inteiro progride com ele, e se um homem cai, o mundo cai em igual medida."


"O mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida envolve certa espécie de violência, e a nós nos compete escolher o caminho da violência menor."

"Só quando se vêem os próprios erros através de uma lente de aumento, e se faz exatamente o contrário com os erros dos outros é que se pode chegar à justa avaliação de uns e outros."

"Só se adquire perfeita saúde vivendo na obediência às leis da Natureza. A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem rigoroso controle da gula. Todos os demais sentidos estarão automaticamente sujeitos a controle quando a gula tiver sob controle. Aquele que domina os próprios sentidos conquistou o mundo inteiro e tornou-se parte harmoniosa da natureza."

"É injusto e imoral tentar fugir às consequências dos próprios atos. É justo que a pessoa que coma em demasia se sinta mal ou jejue. É injusto que quem cede aos próprios apetites fuja às consequências tomando tônicos ou outros remédios. É ainda mais injusto que uma pessoa que ceda ás próprias paixões animalescas fuja às consequências dos próprios atos."




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores