sábado, 24 de outubro de 2009

Atividade2

A Segunda Guerra Mundial
Desde o fim da Primeira Guerra Mundial, Adolf Hitler tinha a obsessão de livrar a Alemanha da humilhação do Tratado de Versalhes, que havia penalizado duramente a Alemanha pelo conflito e cultivava um desejo de vinganança.
Em 1º de Setembro de 1939, a Alemanha invadiu a Polônia, fazendo eclodir a Segunda Guerra mundial, que foi a mais destrutiva da história, envolvendo países de vários continentes e que só terminou em 1945.
No dia 24 de Julho de 1941, a guerra que acontecia somente na Europa, transformou-se em mundial com a invasão da União Soviética pela Alemanha e o ataque japonês à base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí, envolvendo outros países no conflito.
As instruções às tropas alemãs que chegavam ao território soviético eram as seguintes: "Utilizar meios ilimitados, quaisquer que sejam eles, inclusive contra mulheres e crianças. Nenhum alemão que participe das operações deve ter responsabilidade pelos atos de violência nem ser submetido a nenhuma medida disciplinar".
Atacado de surpresa, o exército soviético não conseguiu impedir o avanço das tropas nazistas, que em menos de um mês avançava em direção a Moscou.
Josef Stalin, governante soviético fez um pronunciamento convocando os soviéticos à luta: " O inimigo é cruel e implacável, pretende tomar nossas terras regadas com o suor de nossos rostos, tomar nosso cereal, nosso petróleo, obtidos com o trabalho de nossas mãos. Pretende restaurar o domínio dos latifundiários, restaurar czarismo..., germanizar os povos da União Soviética e torná-los escravos de príncipes e barões alemães..., por isso, o povo deve abandonar toda benevolência; não pode haver clemência para o inimigo. E, principalmente, no caso de retirada forçada, todo o material rodante tem que ser evacuado. Ao inimigo não se deve deixar um único motor, um único quilo de cereal ou galão de combustível. Todos os artigos de valor, inclusive metais, cereais, combustível que não puderem ser retirados, devem ser destruídos. Nas áreas ocupadas pelo inimigo devem organizar-se guerrilhas, montadas e a pé; devem formar-se grupos de sabotagem para combater o inimigo"
Na batalha de Stalingrado(1943), uma das maiores da história, foi o início da derrota alemã, e perderam novamente em Kursk. Resultado, 27 milhões de soviéticos morreram nos combates.O número de vítimas da Segunda guerra Mundial foi sem precedentes: morreram aproximente 50 milhões de pessoas. Para os estudiosos, foi na União Soviética que a Alemanha perdeu a guerra.
Porém, no dia 06 de Junho de 1946, mais conhecido como Dia D, os aliados liderados pelos Estados Unidos, Inglaterra e França, desembarcaram na Normandia (costa Norte da França) com dois milhões de homens, 4 mil navios e 10 mil aviões. Então a Alemanha já derrotada na frente oriental pelos soviéticos, tem que enfrentar o avanço das tropas aliadas. Assim a Alemanha perdeu a Segunda Guerra também.

Polêmica atual:
Os líderes dos EUA, França, Inglaterra, Canadá e outros super valorizam o DIA D e a Rússia os vem acusando de diminuir a importância do fundamental e decisivo papel da União Soíética na vitória sobre a Alemanha Nazista. O presidente Barack Obama é o único líder ocidental a mencionar o sacrifício soviético.

Alguns dos objetivos gerais do ensino de História são:
*Construir uma idéia clara dos acontecimentos e de sua sucessão no tempo;
*Desenvolver a competência leitora, aprendendo a observar, interpretar e emitir opiniões sobre diferentes tipos de textos, contínuo ou não;
*Interpretar e criticar fatos e situações reais da região, do país e do mundo;
*E outros.

Estratégias:
* Analisar textos de época; imagens; textos jornalísticos; didáticos; literários; filmes; gráficos;
*Elaborar textos; gráficos;
*E outros .

Um comentário:

Seguidores